segunda-feira, 10 de junho de 2013

Smallville – Parte 1

Por Sandy Lane

         Smallville (Smallville: As Aventuras do Superboy) foi uma série de televisão estadunidense de ficção científica criada pelos escritores e produtores Alfred Gough e Miles Millar, que estreou em 2001 no canal The WB. Ela é baseada no personagem Superman da DC Comics, originalmente criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.
         A série conta a trajetória de Clark Kent (Tom Welling), um adolescente quase comum, se não fossem seus poderes especiais. A idéia central da série é mostrar como seria a vida do homem de aço e toda a sua trajetória se a sua nave tivesse caído na Terra nos tempos atuais, mesclando a modernidade do século XXI com elementos e valores antigos, já conhecidos por todos referente ao universo do Superman.

        Smallville foi exibida durante 10 anos, então não dá para falar dessa série em um único post, por isso, decidi dividir em partes. A primeira parte é sobre a 1ª temporada, ou seja, o começo da jornada de Clark Kent para se tornar o maior herói de todos os tempos. Se você também curte Smallville, vamos relembrar!

Primeira Temporada

         A série começa mostrando um Clark adolescente, tímido, bom aluno e bom filho, que seria igual a muitos outros não fosse os poderes que tinha e que foi desenvolvendo ao longo da série. Era tudo bem simples: no clima de high school, Clark Kent enfrentava os freaks da semana, explorava seus poderes, sua sexualidade e sonhava com Lana Lang, a vizinha bonita por quem era apaixonado desde a infância.
        Além disso, Clark interagia com os outros personagens fixos: os melhores amigos Pete Ross e Chloe Sullivan (criada exclusivamente para a série); os seus pais adotivos, Martha e Jonathan Kent e a família Luthor, composta pelo pai Lionel e por Lex, futuro arqui-inimigo de Clark, mas que em Smallville ainda lutava contra seu lado negro.
        O excelente Pilot começa com a chuva de metoros que iria mudar a vida de todos para sempre. A chuva traz o pequeno Kal-El em uma nave, enviado pelos seus pais, Jor-El e Lara após a explosão de seu planeta natal, Krypton. Kal-El é encontrado pelo casal Kent e adotado.
        Nesse mesmo cenário, a pequena Lana Lang perde seus pais, Lex perde seus cabelos e o destino da pacata cidade do Kansas é alterado.
        As coisas começam a ficar interessantes quando Lex sofre um acidente e é socorrido por Clark, que na sua burrice, ao invés de abrir a porta, arranca o teto do porsche de Lex, fazendo nascer a dúvida no careca mais famoso da mitologia do Superman. Mesmo assim, os dois se tornam amigos e como Lex profetiza, a amizade deles seria lendária.
       Enquanto isso, Clark e Lana viviam sua paixão platônica, a moçinha namorava Whitney Fordman e era o alvo preferido dos freaks da cidade, batendo todos os recordes de ataques na série, sendo salva no último minuto por Clark, que nem sempre levava os créditos.
       Havia também Chloe, a repórter do The Torch, o jornal da escola, enxerida e abelhuda (uma semelhança com Lois Lane, porque esta personagem não foi liberada pela DC Comics e como Clark Kent não poderia ficar sem essa referência em seu universo, assim nasceu a loirinha geek), que além de xeretar e também tentar descobrir o que Clark tanto escondia, alimentava uma paixão platônica por ele. Em suas investigações, Chloe era auxiliada tanto por Clark, quanto por Pete,que era apaixonado pela loirinha.
        Já Lex além de investigar o acidente, se meteu a investigar também os meteoros, o passado de Clark e a possível queda de uma astronave. Palpites certeiros, foi assim que o vilão encontrou a chave octogonal que abria a nave de Clark. Além disso, ele ainda vivia em uma disputa de poder com o pai Lionel, nos dando os melhores diálogos da trama e embates como quando Lionel fecha a fábrica da LuthorCorp em Smallville, Lex se junta aos funcionários e compra a filial. A guerra entre pai e filho estava declarada.
       Em meio a tudo isso, Clark contava com o apoio e amor de seus pais, Jonathan e Martha, que também o ajudavam nos momentos mais críticos.

 Destaques:
- O colar de kryptonita de Lana, que rende de cara uma das primeiras cenas onde a garota pergunta se Clark é um homem ou super-homem. Clara alusão ao seu futuro heroico.
 - Esse mesmo colar é usado pelo namorado de Lana, Whitney, que coloca no pescoço de Clark, enfraquecendo-o (o loiro tinha ciúmes de Clark com Lana) e o amarrando no milharal, deixando-o seminu com um S em vermelho pintado no peito.
- O envolvimento de Lex Luthor com Victoria Hardwick, marionete de Lionel Luthor. Lex se mostrou mais esperto, percebeu a jogada de Lionel (que queria derrubá-lo), comprou a empresa do pai de Victoria, que veio com o Laboratório Cadmus de bônus.
- O episódio com a senhora cega (1x06 – Hourglass) que vê o futuro daqueles que toca. Ela vê o destino grandioso de Clark e também o de Lex, em uma cena maravilhosa dele na Casa Branca como Presidente dos EUA (assim como nos quadrinhos), usando a luva preta e em um campo tomado por uma chuva de sangue. Tudo remetendo ao futuro de pura maldade do careca.
- Nível 3 da LuthorCorp, morte do pai do Whitney e ida do mesmo para o exército após perder a bolsa do futebol. Sinceramente, foi tarde, personagem chatinho demais...
- Chloe descobrindo que a agência de adoção onde Clark foi adotado pelos Kent funcionou só por 6 meses, foi criada por Lionel Luthor e o único bebê adotado foi Clark.
- Clark parando um ônibus com a mão, sendo chantageado por um policial corrupto, mas o mesmo morre no fim do episódio. Não seria a última vez que Clark passaria por esse tipo de situação.
- No Pilot, Lionel está com um exemplar do Daily Planet (Planeta Diário) que anuncia a morte dos Queen, pais de Oliver, o futuro Arqueiro Verde.
- Amy Adams, a Lois Lane do filme Man of Steel (2013) participa do episódio Craving (1x07) como Jodi Melville.
- Lana já mostrando seu lado Uva, ops, sedutor, em Nicodemus (1x15), ficando seminua na piscina da escola e enlouquecendo Clark.
- Pete sendo um inútil. Hahahaha, não resisti!

       A Season Finale foi excelente e deixou seus fãs com o coração na boca: uma casa caindo sobre Jonathan e Roger Nixon (outro que chantageava Clark ao descobrir os seus poderes); a nave que trouxe Clark abrindo no porão dos Kent com Martha por perto; a coluna que cai sobre Lionel e Lex hesita em salvá-lo; o baile de Primavera com Clark e Chloe dançando e quase se beijando, sendo impedidos por causa de um tornado que levanta o carro de Lana e faz o nosso herói sair correndo para salvá-la. Ou seja, um ótimo gancho para a 2ª temporada.

     
Sandy belo resumo! Minha série preferida com certeza iria aparecer por aqui! Vlw amiga! Comentem povo! Bjus Lê

9 comentários:

  1. É impressionante como vc lembra cada detalhe da primeira tempora que eu faço a questão de esquecer.Adorei o seu comentário sobre a uva...ops odeio mulher uvakkkkk
    aliás acredito que todo homem teve uma mulher uva
    achando que era uma santinha mas por trás uma vadia .....


    Pace


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Pace! Eu fiz uma maratona recente das três primeiras temporadas, por isso lembro de algumas coisas.
      E a Uva já iniciou cedo sua jornada! hahaha!
      Bjos

      Excluir
    2. Sandy arrasa neh Pace!!!! Bjus e obrigada pelo coment!

      Excluir
  2. Adorei, nossa eu tenho uma vontade imensa de rever as primeiras temporadas mais aí eu lembro da UVA kkkkkkkkkkkkkkkkk e desisto, dá aquele desânimo rs por isso foi muito bom pq eu pude relembrar.. Coitado do Pete who hihihi.. Ameii Sandy. Abraços Clois!! Leh florzita love you <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Jaque! Bjus minha amigona!

      Excluir
    2. Jaque, apesar da Uva, vale a pena reassistir, tem Chloe em sua mehor forma, os Kent, Lex... :D

      Excluir
  3. Sandy Lane é uma enciclopedia Smallvilliana...
    muito bom relembrar o começo da série, o elenco, a história e as músicas foram conquistando fãs e mais fãs.
    Bom D+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe Sandy ta revendo! E colocando tudo aqui Noh! Obrigada pela visita! bjus mil

      Excluir
    2. hahahaha, choro de rir quando vcs me chamam de enciclopédia Smallvilliana. Mas sim, de tanto assistir, decorei algumas coisas sobre a série! Obg pelo coment!

      Excluir