domingo, 30 de junho de 2013

Manifestação em Monte Belo, enfim acordamos!


Por Letícia Juliane

  SURPRESA! Essa é a palavra. Eu realmente não esperava que essa onda de protestos chegasse até aqui em Monte Belo, ou melhor na nossa região. Interior, povo parado, sossego, conformismo. Porém entendo e apoio plenamente com toda certeza, porque por aqui a lista de necessidades e descasos é enorme. Somos carentes de escolas de qualidades, de FACULDADES, hospitais, médicos, professores, saneamento... Pode-se dizer que todo o Brasil vem se rebelando contra essas causas.
  Quando eu soube que ocorreria uma manifestação aqui, fiquei muito feliz, e claro que eu compareci. Tudo ocorreu de forma pacífica, apesar de certas "burrices" que falarei depois. A polícia acompanhou todo o trajeto da manifestação. Falei com um policial, e assim como todas as cidades vizinhas a média foi de 100 pessoas no protesto.
  As 16:00,  na sexta que se passou, em frente ao coreto,  parte da população começou a se reunir. Narizes de palhaço, caras pintadas, manifestantes tomando a palavra pra falarem o que pensam, ótimo! Cerca de duas horas depois, com o pessoal já reunido, partimos Os gritos já tradicionais "O povo acordou, vem pra rua" além de muitos cartazes e faixas. A "burrice" ficou por conta de alguns irresponsáveis que soltaram bombas, "tracks" e até mesmo fogos de artifício (segurando-os perto do corpo), colocando em risco a própria integridade física e a de todos que ali estavam. Os manifestantes subiram até a matriz e retornaram descendo até a rua da  prefeitura. Por fim todos cantaram o Hino Nacional, e como já era de se esperar  não havia ninguém na sede, então cartazes e faixar foram colados no local.
  Durante a manifestação falei com alguns manifestantes, porém não citarei nomes para manter a privacidades deles, já que aqui todo mundo se conhece.
  Jovens reclamaram da falta de qualidade na educação, do transporte público, de uma reforma urgente na praça de esportes, da "enrolação" na construção da nova rodoviária. Até ouvi deles que "a cidade esta uma desgraça" (rs).
  Uma senhora, estava indignada, e quando perguntei por que ela estava ali, me respondeu dizendo que não encontrou remédio na farmácia popular, Posto de Saúde (remédio do qual ela sempre faz uso), reclamou que pagamos o imposto de iluminação da rua, porém temos muita rua sem iluminação. Ela ainda se queixou da realização da Copa do Mundo por conta dos altos gastos, e pedia que o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), tivesse sua tarifa baixada.
  Falei também com uma senhora um pouco mais idosa, que reivindicava melhoras na saúde, na educação e acredita que esses protestos irão dar resultados. Terminou dizendo que "falta muita coisa aqui em Monte Belo".
  O protesto foi pacífico, porém acho que poderia ter havido uma organização maior, além de maior participação da população. Mas é como um senhor me disse: É só o começo!


RELATOS DE UMA MANIFESTANTE

  Ao fim de todo o movimento, fui conversar com uma amiga (muito habituada a tudo que esta acontecendo), sobre essa manifestação e tudo mais. Ela me disse:

" Me lembro das 'Diretas Já', da Fafá de Belém cantando o hino nacional. Eu era muito nova, não entendia o que estava acontecendo, mas era uma coisa que me comovia. Na época do Collor, eu já era adolescente, tinha prova de biologia e me perguntava se eu ia fazer a prova ou ia na passeata (rs). Já fiz parte da nossa história, pois é a terceira manifestação que eu presencio, se tratando de uma causa nacional.
  Eu gostaria que os políticos trabalhassem, pois ganham pra isso. Falta 'boa vontade' por parte deles. Deveriam buscar recursos em Belo Horizonte, Brasília. Precisamos por aqui de melhorias nas ruas, limpeza dos boeiros, construção de casas para muitos que necessitam. Inclusive tem um loteamento que a prefeitura doou, mas não há rede de água nem de esgoto. Se realmente os políticos quisessem trabalhar, eles 'driblariam' algumas burocracias, fazendo melhorias. Vemos cidades vizinhas com a mesma estrutura e recursos que a nossa, porém com governantes competentes que fizeram muito por lá.
  Há necessidade de lazer para os jovens (reforma da praça de esportes). Na área da saúde precisamos de mais médicos, e de condições pra que eles trabalhem, com salário digno porque 'ninguém trabalha de graça', só por boa vontade.
O que faltou aqui foi uma organização maior, claro que quem organizou teve boa vontade, além de uma maior adesão do povo. Faltou os professores irem lá caminhar com todos, em geral todos que se sentem insatisfeitos virem pra rua participar.
 'A gente tem o governo que a gente merece', se fazem isso conosco é porque colocamos eles lá."


Gosto de usar a opinião de todos que consegui, pois o que importa é a nossa voz, a voz de quem foi lá e gritou seu descontentamento.
 Espero que se houver mais algum ato por aqui, que haja uma maior participação dos jovens, estudantes. Acredito que a base das manifestações esta em nós. Mas gostei muito de ter visto muitas crianças e pessoas  mais velhas. Isso me dá animo, porque o que move um país é seu povo, e um povo "acordado" pode mudar uma história!


OBS: não consegui fotos da manifestação, mas assim que eu achar edito aqui!

Eu como Legionária que sou, não poderia me esquecer dessa música que diz tudo: "Que País é Este"?
Créditos para o Jê que também me ajudou nas entrevistas!

Ótima semana a todos!

4 comentários:

  1. Pois é, temos que fazer os governantes ouvir as nossas opiniões e reivindicações mas sem baderna. Muito legal que o povo aí de Monte Belo também foi pra rua! \o/
    Mas além dessas manifestações (que são super válidas) o povo também tem que mudar o país através do voto! Espero que nas próximas eleições o povo esteja mais consciente e pare de colocar esse bando de corruptos no poder!
    Ótimo post, amei!

    *aguardando as fotinhas*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Sandy! Obrigada pela atenção! Bjus minha amiga!

    ResponderExcluir
  3. O nosso Brasil está um caos, estava mais do que na hora disso tudo acontecer, acho digno, o que chateia bastante são os vândalos... Mas chegou a nossa vez e chegou um novo tempo para todos nós! E que esses governantes façam alguma coisa pela população que está clamando por saúde, segurança e igualdade! Parabéns Monte Belo! Gostei muito, me emocionei! Beijos Leh.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Jaque! Se rolar aí tmb me avisa! Bjs

    ResponderExcluir